domingo, 29 de setembro de 2013

MITOS E VERDADES SOBRE O SONO

Quanto tempo aguentamos acordados?

O número de horas que uma pessoa aguenta ficar sem dormir é bastante variável e difícil de ser avaliado cientificamente. O RankBrasil, livro dos recordes brasileiros, registra que a pessoa que conseguiu se privar do sono por mais tempo foi o locutor de uma rádio de Campinas, Beto Café, que permaneceu 109 horas e 21 minutos acordado, fazendo transmissões ao vivo durante 106 horas e 41 minutos, em julho de 2007.
Guinness Book, que registra recordes mundiais, não considera mais tentativas do gênero por acreditar que a prática é muito perigosa. O último recorde registrado é do finlândes Toimi Soni, que passou 276 horas sem dormir. A proeza ficou no livro até 1989.
Segundo a doutora Rosa Hasan, coordenadora do Departamento de Sono da Associação Brasileira de Neurologia, não é preciso uma grande privação de sono para que o corpo comece a responder de forma negativa. Uma pessoa que costuma dormir 8 horas por noite quando dormir 6 horas já sentirá uma queda de rendimento ao longo do dia.
"O sono tem papel fundamental na capacidade de aprendizado e no processo de consolidação da memória", explica Rosa. A especialista ainda ressalta que quando dormimos o organismo produz hormônios e substâncias importantes para o corpo que só ocorrem neste momento de repouso. Além disso, o cérebro aproveita para fazer um "back-up" das coisas que aprendeu e percebeu durante o dia.
"Quem se priva do sono deixa de aproveitar o máximo de sua capacidade cognitiva", alerta Rosa. De acordo com ela, mesmo a pessoa que permanece sem dormir por vários dias dá cochilos sem perceber e pode estar, na verdade, "dormindo acordada".

Fonte: www.terra.com.br

Dormir depois do almoço faz bem! Especialistas garantem:


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ENTENDA: Cinco causas que podem prejudicar o sono (vídeo)

http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/entenda-cinco-causas-que-podem-prejudicar-o-sono/2767117/


Fonte: www.globo.com

CURIOSIDADES SONOLENTAS: Siesta española

 Zzzzzzzzzzz   La siesta española no es mito!


http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/a-siesta-na-espanha-mitos-e-verdades-10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-a-famosa-dormidinha-depois-do-almoco/

O SONO DEPOIS DO ALMOÇO FAZ BEM!

Um estudo da Universidade californiana de Berkeley revela que uma hora de sesta pode tornar as pessoas mais inteligentes, pois serve para despejar a mente e melhorar a capacidade de aprendizagem.
Uma hora de sesta ajuda a despejar a mente e melhorar a capacidade de aprendizagem - Arquivo/AE
Arquivo/AE
Uma hora de sesta ajuda a despejar a mente e melhorar a capacidade de aprendizagem
"O sono não só cura o mal-estar do cansaço prolongado mas, em nível neurocognitivo, leva além de onde a pessoa estava antes de tirar uma sesta", explica Mattew Walker, professor de psicologia nessa universidade americana e principal autor da pesquisa.
A descoberta reforça a hipótese de que o sono facilita o armazenamento da memória a curto prazo e permite espaço para novas informações, assegura Walker, que apresentou neste domingo, 21, seu estudo preliminar no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS na sigla em inglês) em San Diego (Califórnia).
Para chegar a essa conclusão, os cientistas tomaram como amostra 39 adultos saudáveis, que foram divididos em dois grupos: os que tiram uma sesta e os que não.
Durante um dia estas pessoas foram expostas a dois exercícios de aprendizagem para colocar à prova o hipocampo, uma região do cérebro que ajuda a armazenar memórias sobre eventos. Uma delas foi realizada ao meio-dia, quando ainda os resultados obtidos por ambos os grupos não foram muito díspares.
Às duas da tarde, apenas um dos grupos dormiu noventa minutos e em seguida todos foram submetidos a uma segunda rodada de exercícios, onde pôde se observar que os piores resultados correspondiam aos que não tinham tirado a sesta.
Segundo Walker e sua equipe de pesquisadores, permanecer muitas horas acordado leva a que nossa mente funcione a um ritmo mais lento.
Concretamente, passar a noite acordado faz cair em quase 40% a capacidade para empreender novas atividades devido à paralisação de algumas regiões do cérebro durante um período de falta de sono para a pessoa.
A equipe de Walker se propôs agora averiguar se a redução do tempo de sono com o avanço da idade está relacionada com a perda de capacidade de aprendizagem que acontece conforme fazemos anos.
Descobrir se existe ou não conexão pode ser útil para entender como acontecem os processos neurodegenerativos como a doença de Alzheimer, segundo Walker.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias

CURIOSIDADES SONOLENTAS: Sem pregar o olho...


Sem pregar o olho 


 O que a falta de uma boa cama pode trazer como efeitos colaterais após...
... 30 horas sem dormir: a pessoa fica com humor irritadiço, cai a sua velocidade de reação e raciocínio, além de haver uma perda de criatividade
... Mais de 30 horas sem dormir: a pessoa fica apática e apresenta confusão no sistema nervoso. Ela também pode sentir frio ou calor em demasia, além de fome


Fonte: Mundo Estranho